Secretaria de Saúde realiza Dia D de Combate à Dengue

18/11/2022 NOTÍCIA

Por Thamara Amana

O Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é comemorado no dia 19 de novembro. Para conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito causador dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde,  irá realizar diversas ações em Brumadinho.

Pela manhã, a equipe se reunirá na entrada da cidade para realizar uma blitz educativa e, à tarde, se deslocará para a praça da rodoviária, com o intuito de reafirmar os cuidados necessários no combate ao Aedes aegypti e esclarecer as dúvidas da população sobre essas arboviroses.

A intensificação das campanhas no verão acontece por conta da alta proliferação neste período, quando há maior volume de chuvas, o que facilita a reprodução do mosquito transmissor.

É preciso ficar atento aos sintomas da dengue, pois alguns deles são semelhantes aos da gripe e covid-19, por exemplo, febre alta, perda de apetite e fraqueza. Para evitar a contaminação e controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris d' água, acondicionar pneus em locais cobertos, fazer a limpeza de calhas regularmente, encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais, manter garrafas de vidro e latinhas sempre de boca para baixo, tampar ralos, evitar acúmulo de lixo no quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Vale lembrar que o boletim com os casos de dengue em Brumadinho é postado mensalmente no site e redes sociais da Prefeitura.