
Uma reportagem divulgada pelo jornal Estado de Minas, publicada na quinta-feira 02 de maio, diz que Brumadinho é uma das 5 cidades da Grande BH que não vivem com o risco de epidemia de dengue. Ao todo, 34 municípios fazem parte da Região Metropolitana da capital.
A reportagem apresenta dados da Secretaria de Estado da Saúde que apontam para a situação alarmante que vive Betim, com mais de 4.700 casos prováveis por 100 mil habitantes.
Em Brumadinho o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) aponta para uma situação satisfatória. “De janeiro até março tivemos uma quantidade pequena de casos, porém com a quantidade de chuva e por causa da tragédia viemos um cenário possível de aumento de dengue. No entanto, neste momento apenas 77 casos foram confirmados”, disse o secretário de Saúde, Junio Araújo.
Além dos casos confirmados em Brumadinho, mais de 460 estão sob investigação, sendo que mais de 10% deste número, são de pessoas de outros municípios. “Estamos tendo uma grande movimentação de moradores de cidades vizinhas que estão buscando atendimento de suspeita de dengue, aqui em Brumadinho”, lembrou o secretário.
Ele atribuiu o baixo número de casos confirmados ao trabalho dos agentes que percorrem as casas do município, e disse também que a população não pode deixar de fazer a sua parte. “É uma guerra diária contra o mosquito transmissor e cada um tem lutar contra ele. Qualquer água parada, numa tampinha de garrafa que seja, pode ser um foco de reprodução do mosquito. Por isso as pessoas devem estar atentas neste combate, para que Brumadinho possa ter números ainda menores de contaminação”, disse.