ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha Setembro Verde alerta para prevenção de câncer do intestino

05/09/2017 NOTÍCIA

Prevenir ainda é a melhor forma de combate a qualquer doença. Com o diagnóstico precoce a possibilidade de cura pode atingir 70% dos casos. Quando se fala em câncer de intestino não é diferente, os gastroenterologistas garantem que o sucesso do tratamento ocorre quando as lesões são precocemente detectadas por meio de colonoscopia.

Para aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de intestino – também chamado de câncer colorretal – a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC) realiza a campanha chamada de Setembro Verde, quando especialistas reforçam a importância da realização da colonoscopia.

O exame é realizado após o preparo (limpeza) do intestino, utilizando-se uma medicação que induz a diarreia. Esse preparo pode ser realizado em casa ou no hospital. Os especialistas explicam que grande parte dos tumores intestinais origina-se dos pólipos, lesões benignas, mas com potencial de transformação em câncer. “Segundo eles, quando se realiza uma colonoscopia e identifica-se esse tipo de lesão, ela deve ser retirada, evitando-se a sua progressão.

Entre os fatores de risco da doença estão a obesidade, o sedentarismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo. A idade também se torna importante a partir dos 50 anos. Nesta fase, a colonoscopia deve ser realizada como um exame de rotina e, quando identificados pólipos, eles são removidos durante o exame, evitando uma possível transformação em células malignas.

Além dos pólipos, a colonoscopia pode diagnosticar patologias intestinais, como divertículos e doenças inflamatórias. De acordo com os médicos, as contraindicações da colonoscopia estão relacionadas a idade e co-morbidades, ou seja, outras doenças que o paciente possa ter que determinem maior risco do que benefício na realização do exame, especialmente em relação ao preparo e sedação.

Geralmente, o câncer de intestino é tratado por meio de cirurgia para remoção da parte afetada. Dependendo da dimensão, pode ser necessário tratamento quimioterápico ou com radioterapia.

Existem diferentes tipos de sintomas para o câncer de intestino. O que determina a variante entre um tipo e outro é a localização do tumor. Contudo sintomas sistêmicos como fraqueza, diminuição do apetite e perda de peso podem estar presentes na maioria dos casos e demandam atenção; Outros sintomas que também merecem atenção são: Alteração do hábito intestinal de forma persistente (diarreia ou constipação); Dor abdominal; Sangue nas fezes; Perda de peso sem explicação; Presença de anemia por perda crônica de sangue, principalmente em indivíduos acima de 50 anos; Fezes fétidas e enegrecidas; Dor ao evacuar e sensação de "evacuação incompleta"; Fezes em fita (com calibre diminuído).

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho alerta: Se você faz parte do grupo de risco ou apresenta algum sintoma procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e agende uma consulta.